Nova pagina 1

Principal
  Principal
  O que é Geofísica?
  Áreas de Concentração
  Docentes
  Discentes
  Teses e Dissertações
     em andamento
  Teses e Dissertações
    concluídas
  Projetos de Pesquisa
  SPGf
  Convênios e
     colaborações
  Seleção
Documentos
  Consultas
  Link's
  Contatos
Nova pagina 2
 

 

    

     O objetivo da Geofísica é detectar, localizar e delinear, de modo indireto (sem precisar perfurar ou escavar), corpos e estruturas geológicas ocorrendo em profundidade. Para tanto, o geofísico lança mão de entidades físicas que atravessam a matéria, como os campos gravimétrico, magnético e eletromagnético, as perturbações elásticas, a corrente elétrica, o calor, e outras.

     Por exemplo, a existência de um corpo granítico em meio a rochas metamórficas em subsuperfície pode ser inferida medindo-se, através do gravímetro, a atração gravitacional em vários pontos de um perfil na superfície. Como o granito tem densidade inferior às rochas metamórficas, a atração acima dele, medida pelo gravímetro, será menor que a atração acima das rochas metamórficas. Este registro da variação de uma entidade física (no caso a atração gravitacional) em diversos pontos da superfície permite ao geofísico detectar a presença de um corpo anômalo (neste caso o granito), e, através de operações matemáticas, localizá-lo e delineá-lo.

     Diversos corpos e estruturas geológicas ocorrem na natureza associados a jazidas minerais e ao petróleo. Antigas crateras de impacto, por exemplo, podem abrigar armadilhas estruturais para o petróleo e serem descobertas através da gravimetria ou da magnetometria.

Site Desenvolvido por Nome da Empresa

Site Desenvolvido por Technology