Métodos Sísmicos

Os métodos sísmicos são baseados na emissão de ondas sísmicas artificiais geradas à superfície. Essas ondas são monitorizadas através do seu “eco” após terem percorrido o interior do solo e regressado à superfície depois de terem sido refletidas e refratadas pelas descontinuidades da crosta. Distinguem-se duas variedades de métodos sísmicos.


Sísmica de Reflexão


Com este método se observa o comportamento das ondas sísmicas que, após terem sido refletidas pelas várias descontinuidades da crosta originadas por contrastes nas propriedades elásticas dos materiais, são detectadas por sensores (hidrofones e geofones). Este é o método mais utilizado na detecção de hidrocarbonetos.


Sísmica de Refração


Neste método, as ondas sísmicas propagam-se perto da superfície, percorrem grandes distâncias e são detectadas por geofone. A informação que este método providencia refere-se a áreas mais extensas que o anterior e fornece assim uma imagem regional das estruturas sub-superficiais.

Professores

Ellen de Nazaré Souza Gomes
ellensgufpa@gmail.com


Jessé Carvalho Costa
jesse.ufpa@gmail.com


João Carlos Ribeiro Cruz
joaocarloscruz@gmail.com


José Jadsom Sampaio de Figueiredo
jadsomjose@gmail.com


Lourenildo Williame Barbosa Leite
lwbleite@gmail.com


Linhas de Pesquisa

Petrofísica
O aumento de eficiência na explotação de reservatórios de petróleo é consequência direta do melhor conhecimento das heterogeneidades que favorecem e desfavorecem o fluxo de fluído e da distribuição da saturação de óleo ao longo do tempo. Determinar propriedades petrofísicas (porosidade, permeabilidade, saturação de fluidos , ect) juntamente com medidas de propriedades elásticas (velocidades de ondas compressionais e cisalhantes, densidade e módulos de rigidez elásticos) diminui incerteza durante o processo de explotação dos reservatórios. Como a determinação destas propriedades a partir de um único método (sísmico o perfilagem de poços) se torna uma tarefa difícil, uma maneira de diminuir essa dificuldade é através da integração do método sísmico com a geofísica de poço. O foco de pesquisa no nosso grupo e amarrar informações de perfilagem de poço com os dados de sísmica de reflexão objetivando obter informações sobre parâmetros físicos e petrofísicos na geofísica de reservatórios. Além de informações advinda de dados de campo, também pretendemos integrar estes dados com dados oriundos de medidas de porosidade, permeabilidade e ultrassônicas dos nosso laboratório de petrofísica e física de rochas. Estas medidas são realizadas em ambiente de pressão uniaxial e temperatura controlados.

Processamento, Imageamento 2-D e 3-D e Interpretação Sísmica

Imageamento Sísmico na Presença de Múltiplas

Atenuação de Múltiplas de Superfície

Tomografia Interpoços em 3-D

Modelagem Sísmica

Análise de Velocidade Usando a Equação de Onda