Métodos Gravimétrico e Magnético

O objetivo da prospecção gravimétrica é o mapeamento da distribuição de densidade em subsuperfície a partir de medidas da variação espacial do campo gravimétrico na superfície da Terra, acima dela através de levantamentos aéreos), no mar, ou dentro de furos de sondagem. As variações de densidade estão correlacionadas com variações do tipo de rocha na superfície da Terra ou abaixo dela e o seu conhecimento, através da gravimetria, contribui para não só para o conhecimento geológico de uma região, como também para localização de áreas promissoras para a prospecção mineral e de hidrocarbonetos.

Professores

Cristiano Mendel Martins
mendelmartins@gmail.com


Darcicléa Ferreira Santos
darcisantos@gmail.com


João Batista Corrêa da Silva
joaobcs@oi.com.br


Linhas de Pesquisa

Interpretação Gravimétrica e Magnética.
Teoria da Inversão e Incorporação de Vínculos Geológicos no Problema Geofísico
A solução de qualquer problema inverso geofísico não é única e necessita de informação adicional para transformá-la em solução única e estável. Vínculos físicos como a positividade podem ser incorporados, mas para que a solução se aproxime das fontes causadoras verdadeiras, é necessário desenvolvimento de métodos que incorporem atributos geológicos realísticos à solução.

Métodos eficientes de inversão de dados geofísicos.
A partir do início do milênio, os levantamentos aéreos de alta precisão e resolução (espaçamento entre linhas de 100 m) se tornaram corriqueiros, medindo as cinco componentes dos tensores gravimétrico e magnético. Concomitantemente, a prospecção do petróleo migrou para a margem continental e para o fundo oceânico onde as extensões das bacias são enormes. Como consequência uma quantidade gigantesca de dados está sendo produzida e para interpretá-los quantitativamente é necessário o aprimoramento da eficiência computacional, seja através do desenvolvimento de novos métodos, seja através do aprimoramento e adaptação de métodos das décadas de 60 e 70, época em que a eficiência computacional era uma imposição.