Bolsa de Pós-Doutorado
Para implementação e início em Janeiro de 2014

O Programa de Pós-Graduação em Geofísica da Universidade Federal do Pará está abrindo seleção para uma bolsa de pós-doutoramento, através do Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD da CAPES, para as áreas de Métodos Sísmicos, Métodos Elétricos e Eletromagnéticos, Métodos Gravimétrico e Magnético, Geofísica de Poço e Geofísica Marinha. A bolsa tem de valor de R$ 4100,00 mais custeio, com válidade de 1 ano sendo renovável por até 04 anos.

Inscrições podem ser feitas através do email coordcpgf@gmail.com no período de 03 de outubro a 20 de novembro de 2013.

O email deve conter as seguintes informações:

- Nome completo;
- Instituição onde realizou o doutorado;
- Área de Concentração do Doutorado;
e os seguintes documentos:
- Diploma de doutorado;
- Curriculo Vitae;
- Proposta de plano de trabalho com planejamento para o período de um ano.

Perfil exigido:

- Título de doutor, quando da implementação da bolsa, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este será analisado pelo Programa de Pós-Graduação;
- O Doutorado pode ter sido realizado em Geofísica, Geologia, Física, Matemática ou Engenharias.
- O Candidato não pode ser aposentado ou estar em situação equiparada;

O candidato pode se inscrever em uma das seguintes modalidades:

a) ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;
b) ser estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício;
c) ser docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa.

§ 1º O candidato estrangeiro residente no exterior deverá comprovar endereço. residencial no exterior no momento da submissão da candidatura.
§ 2º Professores substitutos poderão ser aprovados na modalidade “a”, sem prejuízo de suas atividades de docência, após análise e autorização do Programa de Pós-Graduação.
§ 3º Os candidatos aprovados na modalidade “c” deverão apresentar comprovação de afastamento da instituição de origem, por período compatível com o prazo de vigência da bolsa.
§ 4º Os candidatos aprovados na modalidade “c” não poderão realizar o estágio pós-doutoral na mesma instituição com a qual possuem vínculo empregatício.

O candidato deve disponibilizar currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, currículo com histórico de registro de patentes e/ou publicação de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto e/ou prêmios de mérito acadêmico, para mais detalhes, vêr documentação no link abaixo.

O PNPD tem por objetivos:

I – promover a realização de estudos de alto nível;
II – reforçar os grupos de pesquisa nacionais;
III – renovar os quadros nos Programas de Pós-Graduação nas instituições de ensino
superior e de pesquisa;
IV – promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pósdoutoral, estimulando sua integração com projetos de pesquisa desenvolvidos pelos Programas de Pós-Graduação no país.