O que é Geofísica?

O objetivo da Geofísica é detectar, localizar e delinear, de modo indireto (sem precisar perfurar ou escavar) ,corpos e estruturas geológicas ocorrendo em profundidade. Para tanto, o geofísico lança mão de entidades físicas que atravessam a matéria, como os campos gravimétrico, magnético e eletromagnético, as perturbações elásticas, a corrente elétrica, o calor, e outras. Por exemplo, a existência de um corpo granítico em meio a rochas metamórficas em subsuperfície pode ser inferida medindo-se, através do gravímetro, a atração gravitacional em vários pontos de um perfil na superfície. Como o granito tem densidade inferior às rochas metamórficas, a atração acima dele, medida pelo gravímetro, será menor que a atração acima das rochas metamórficas. Este registro da variação de uma entidade física (no caso a atração gravitacional ) em diversos pontos da superfície permite ao geofísico detectar a presença de um corpo anômalo (neste caso o granito), e, através de operações matemáticas, localizá-lo e delineá-lo.

Assim, a Geofísica estuda a Terra a partir de medidas de campos físicos que se propagam através de seu interior diferente da Geologia, cujo estudo da Terra é feito via observações diretas das rochas na superfície da Terra ou provenientes de amostras colhidas.

A investigação geofísica do interior da Terra consiste em fazer medições na superfície ou próxima a ela. Estas medições são influenciadas pela distribuição interna das propriedades (parâmetros) físicas. A análise das medições pode revelar como é que as propriedades físicas do interior da Terra variam vertical e lateralmente. Grande parte do conhecimento terrestre, abaixo das profundidades que se podem atingir por intermédio de furos, é proveniente de observações geofísicas.

A investigação Geofísica é não-invasiva. As propriedades da sub-superfície são estimadas por meio de medição, análise e interpretação dos campos físicos na superfície. De acordo com o objeto e a escala de estudo a Geofísica pode ser dividida em Geofísica Global e Geofísica Aplicada.

Na Geofísica Global os fenômenos físicos da Terra, como: terremotos, tsunamis, vulcões, fenômenos atmosféricos são estudados. Na Geofísica Aplicada, a crosta terrestre é estudada com fins econômicos, de monitoramento.

Aplicações da Geofísica:

Estudo de fenômenos físicos da Terra.
Terremotos, tsunamis, vulcões, movimentação de placas tectônicas, etc.
Monitoramento Ambiental.
Prospecção.
Mineral.
Água subterrânea (exploração e mapeamento de contaminação.)
Petróleo.
Para fins forenses.
Determinação de cemitérios clandestinos.
Engenharia.
Infra-estrutura de estradas e pontes.
Urbano (mapeamento de utilidade, a localização do tanque de armazenamento subterrâneo).
Engenhos explosivos não detonados (detecção e caracterização).
Segurança de Barragens.
Mapeamento Geológico.

Arqueologia.

A profissão

O curso de Geofísica habilita o profissional a atuar em Geofísica de exploração (principalmente na indústria petroleira), Geofísica marinha e ambiental. Sendo o profissional bastante requisitado na área de exploração e desenvolvimento da indústria do petróleo e tem atuação desde a coleta até a interpretação dos dados e assim escolher a melhor técnica de extração. O profissional de geofísica pode atuar no diagnóstico ambiental e monitoramento de impactos, na área de pesquisa, seja ela acadêmica ou não, mas especialmente sobre o petróleo (e suas formas de captação). Além disso, criar metodologias de trabalho para usar na prospecção de bens minerais, no estudo de águas subterrâneas e meio ambiente.

Na UFPa, o CPGf tem ênfase na Geofísica Aplicada. Para mais detalhes ver Áreas de Pesquisa.