Métodos Geofísico de Poço

É o conjunto das técnicas de aquisição, processamento e interpretação de algumas das propriedades física das rochas atravessadas por um poço, com o objetivo de identificar, quantificar e produzir um modelo geológico de uma acumulação de fluidos (hidrocarboneto, água subterrânea) em subsuperfície. A Geofísica de Poço pode ser dividida em:


Perfilagem

É a designação geral para o conjunto de técnicas e métodos de aquisição de medidas das propriedades físicas das rochas na vizinhança do poço ou das propriedades do fluido em uma coluna de produção. Compreende o desenvolvimento e a operação das ferramentas (equipamentos de medida), bem como as técnicas operacionais de campo.

Avaliação de Formação

Corresponde ao conjunto de técnicas e métodos de processamento e interpretação das medidas das propriedades físicas das rochas adquiridas na operação de perfilagem. Envolve o desenvolvimento dos modelos interpretativos para a quantificação do hidrocarboneto em subsuperfície e qualificação dos reservatórios, em termos de suas propriedades petrofísicas.

Produção

Corresponde ao conjunto de técnicas e métodos de processamento das medidas de propriedades físicas do fluido presente no interior da coluna de produção com o objetivo de identificar os tipos de fluido e quantificar as suas respectivas vazões frente a cada horizonte produtor.

Professores

André Andrade
aandrade@ufpa.br


Carolina Barros
cbarros.geof@gmail.com


Linhas de Pesquisa

Aplicação e Desenvolvimento de Algoritmos Inteligentes ao Estudo de Reservatórios de Hidrocarbonetos.
Desenvolvimento e aplicação de metodologias envolvendo redes neurais artificiais, lógica fuzzy e algoritmos genéticos, na forma geral de algoritmos interpretativos, que realizam a integração de informações geológicas com dados da geofísica de poço ao estudo de reservatórios de hidrocarbonetos.

Estudo das Tensões Atuantes e Identificação de Fraturas nas Paredes do Poço - Ferramenta de Imageamento Acústico.
Esta linha de pesquisa trata do modelamento e da inversão das imagens de amplitude e de tempo de trânsito produzidas pelas ferramentas de imageamento acústico com o objetivo de mapear as tensões atuantes e produzir a identificação de fraturas nas paredes do poço.

Geofísica de Poço Aplicada à Água Subterrânea.
Trata sobre a adaptação, desenvolvimento e aplicação das técnicas e métodos desenvolvidos pela geofísica de poço para a solução de problemas inerentes à produção de água subterrânea e o manejo sustentável dos aquíferos.

Avaliação de Formação e Qualificação de Reservatórios de Hidrocarbonetos.
Visa ao desenvolvimento e avaliação de método e algoritmos que promovam uma compreensão realista da subsuperfície, a partir da utilização de dados geofísicos de poço, em termos da caracterização litológica, do comportamento geométrico e do potencial produtivo dos reservatórios de hidrocarbonetos.